Admito que a primeira vez que escutei o termo ‘Journaling’, pensei que fosse mais uma dessas modas importadas e hypadas, tipo avocado toast ou cat cafe.
Mas aqui estou eu, redimido e convertido à prática. (Assim como me converti aos toasts e flerto com visitar um cat cafe aqui da avenida todas as vezes que passo na frente).
Atenção:
Nesse texto, vou ensinar o que considero as três principais, mais eficazes e práticas técnicas de journaling para se aplicar na sua rotina:
Técnica 1: Páginas Matinais
Técnica 2: Escrita Terapeutica
Técnica 3: Diário de 5 minutos
Na época eu ainda estava na pós-graduação, naquele café-meio-boteco-meio-padaria com meia dúzia de colegas antes de começar a aula. Eles falavam com tanta vontade desses livros de produtividade—com os quais, na época, eu tinha um preconceito danado—que pedi uma indicação.
Me indicaram a primeira “droga”: O método Bullet Journal, o livro de Ryder Carroll que me introduziu às técnicas de Journaling.
Depois vieram O caminho do Artista de Julia Cameron e Alma Indomável de Michael Singer. Mas vou me aprofundar em cada técnica mais adiante.
Antes de qualquer coisa você precisa entender que o journaling é uma prática milenar disfarçada de tendência moderna.
Então, não pense que estamos reinventando a roda por escrever à mão por cinco ou dez minutos (por mais que escrever à mão hoje em dia seja uma tarefa complicada para muitos de nós).
É simples. Muito simples!
Você deveria tentar, e eu quero te explicar por que—sobre benefícios reais, e maneiras totalmente diferentes de tornar essa prática, de fato prática na sua rotina
Pense nisso por um instante:
Imagine um espaço onde você pode ser 100% você mesmo - um lugar sem filtros, sem julgamentos, e sem a necessidade de buscar a aprovação de ninguém.
Não é apenas um diário adolescente repleto de segredos e paixões proibidas (apesar de que se você quiser, o seu pode ser assim), mas acima de tudo, o Journaling é uma ferramenta poderosa de autoexpressão e autoconhecimento.
Começando seu primeiro Journaling:
🗡️ Escolha sua arma
Pode ser um caderno físico que te agrade esteticamente, ou um bloco de notas aleatório. Busque algo para rabiscar. Não digitar.
Não digite. Não faça isso.
Toda digitação está num ambiente digital (a não se que você tenha uma máquina de escrever em bom estado, que pode ser uma ótima ideia), e ambientes digitais são projetados para criar distrações: você não quer ser distraído nesse momento.
☀️ (Re)Defina um momento do dia
Pode ser pela manhã, para começar o dia livre de preocupações, ou à noite, para despejar o estresse do dia inteiro, escolha o melhor momento.
Ou um pouco dos dois - essa é minha opção favorita porque não toma muito tempo da minha manhã, e me ajuda a relaxar à noite.
Não se censure, por mais automático que possa parecer, ninguém vai ler as “merdas” que você escreve. Escreva tudo o que vier à cabeça, mesmo que pareça idiota, triste, irritado, p*t@ da vida.
Este é o seu espaço seguro.
Essa é a hora de falar.
🧪 O que a ciência diz sobre Journaling
Redução do Estresse: Colocar pensamentos no papel ajuda a esclarecer os pensamentos e reduzir a ansiedade.
Aumento da criatividade: Ao se permitir escrever livremente, você abre espaço para novas ideias surgirem. Se praticar pela manhã, colherá ainda mais benefícios, pois iniciará o dia concretizando seus pensamentos, e externalizando-os.
Melhora a memória e compreensão: Refletir sobre seus dias e sobre suas emoções vai te ajudar a entender melhor suas reações, padrões de comportamento e como você lida com situações.
Técnica 1 | Páginas Matinais (Julia Cameron)
Essa é a primeira técnica que eu vou ensinar. Isso porque é a técnica que pratico religiosamente todas as manhãs, e mudou a minha vida.
Se alguém me dissesse que conversar com um pedaço de papel poderia ser a solução para metade dos meus problemas, eu provavelmente recomendaria terapia para a pessoa.
Eu não recomendei terapia para Julia Cameron.
Acredite ou não, funcionou comigo, e aliás: funcionou para Alicia Keys, Pete Townshend, Oliver Burkeman e pessoas de nichos completamente distintos.
Talvez você não saiba, mas Julia Cameron sacudiu o mundo dos criativos com sua ideia de Páginas Matinais.
Imagina só, uma ferramenta tão simples quanto escrever três páginas de qualquer coisa que te venha à mente, todos os dias ao acordar, que promete te entregar sua criatividade de volta, assim: de bandeja.
O objetivo aqui é acordar seu cérebro e colocar a criatividade para funcionar, como um alongamento mental.
- “Ah, mas o que eu vou escrever em três páginas inteiras?”
- tanto faz.
Você pode escrever absolutamente qualquer coisa.
Geralmente escrevemos o que está passando na nossa cabeça. Você pode escrever três páginas seguidas repetindo “Não sei o que escrever, não sei o que escrever, não sei o que escrever…”, e não tem problema.
As páginas não estão lá pra te julgar.
Pode começar com algo tão mundano como “quanto eu odeio o barulho do novo despertador depois da atualização”. Ou tão profundo quanto seus medos e inseguranças para essa semana, mês ou ano.
O segredo está em continuar escrevendo, deixando o fluxo de consciência tomar conta, sem parar para pensar ou julgar aquilo que está saindo.
Apenas escreva.
(citações: O caminho do artista: Desperte o seu potencial criativo e rompa seus bloqueios)
Técnica 2 | Autoconhecimento Masoquista (Michael A. Singer)
Michael A. Singer, com "A Alma Indomável", me levou a um mergulho profundo para minha própria consciência.
Parece loucura minha, mas não é.
Eu não estou ficando maluco (ainda), afinal as resenhas que li sobre o livro descreveram experiências muito semelhantes.
Ao unir o conceito de Journaling ao Alma Indomável, você irá explorar o poder do Journaling como uma ferramenta de autoconhecimento e cura.
No Journaling que faço hoje, uso muito esses conceitos para enfrentar minhas sombras, medos e inseguranças, transformando cada um deles em alavancas para meu crescimento pessoal. E você pode fazer o mesmo.
É como a técnica de escrita terapeutica.
Se optar por essa técnica, a ideia é que você encare journaling como um encontro consigo mesmo.
Defina um tempo e espaço onde você possa estar sozinho e que se sinta confortável.
Pode ser aqueles "cinco minutos após acordar”, por exemplo.
Comece escrevendo o que está sentindo naquele momento, mesmo que seja confuso, doloroso, ou que nem faça sentido. O importante é iniciar o monólogo.
Provoque seu eu.
Ponha sua mente em lugares os quais contuma te incomodar, e escreva sobre isso.
Por que te incomoda?
Que parte de você está sentindo esse incômodo?
Use perguntas para te guiar nessa escrita. E tome cuidado para não “tapar o buraco” ou “proteger a ferida".
Por exemplo: você é uma pessoa que fica muito irritada assistindo a jogos de futebol, e ficar irritado assim realmente te faz mal e você percebeu isso.
Ao invés de se perguntar "O que eu poderia fazer para não ficar irritado”, se pergunte "Porque eu fico tão irritado?”, "Porque eu dou tanta importância para esse jogo, a ponto de trocar minha paz pela irritação?”.
Aprofunde em si. O mais fundo que conseguir.
Busque a próxima camada da dor, do incômodo.
Michael A. Singer prega que a dor é o caminho da liberdade e nessa técnica de journaling você irá praticar isso.
Essa técnica não é apenas sobre registrar eventos, lista do supermercado, ou pensamentos jogados como na técnica anterior. É sobre entender a si, com todas as reviravoltas, aprendizados e momentos de clareza.
É um convite para olhar para dentro e buscar a cura dos sentimentos negativos.
Você não precisa praticar essa técnica todos os dias se não quiser. Afinal, pode ser uma escrita densa demais para se ter todos os dias.
Indico tentá-la pelo menos 1x na sua semana. E nos demais dias optar por uma escrita um pouco mais leve, como a que vem a seguir.
Benefícios do Journaling como escrita terapeutica:
Permite uma honestidade brutal (ênfase no “brutal”!) consigo mesmo, algo que evitamos quase sempre.
Cria um espaço para processar emoções e experiências, ajudando-nos a entender e aceitar quem somos verdadeiramente.
Oferece uma nova perspectiva sobre nossos problemas e conflitos internos. Fica tudo tão mais fácil identificar… a origem do sentimento, além de soluções e caminhos a seguir.
(citações: A alma indomável: Como se libertar dos pensamentos, emoções e energias que bloqueiam a consciência)
Técnica 3 | Five-Minute Journaling (diário de 5 minutos)
Eu sempre achei o Bullet Journal complexo para mim.
ps. se você busca algo complexo, vá atrás dele, eu não vou me aprofundar aqui. A dica que te dou é: pesquise por Bullet Journal Method no Google, e veja as obras de arte que o pessoal faz com essa metodologia. Eu tentei por um ano inteiro e confesso que não era nada prático para mim, MAS funciona com milhões (repito: milhões) de pessoas, então pode funcionar para você também!
Mas o Diário de 5 Minutos é uma abordagem leve, estruturada e com impacto profundo que pode transformar a sua percepção sobre si mesmo.
É o seguinte: basta cinco minutos do seu dia, e você consegue não só se organizar melhor, mas também condicionar sua mente para focar no que realmente importa, além de outros benefícios que vou trazer por aqui.
Você vai dividir uma folha do seu caderno em duas partes, com um risco no meio:
Manhã
Noite
Cada uma dessas partes carregará algumas questões para você responder.
Simples, né?
De manhã: Comece o dia com clareza
Três coisas pelas quais é grato
Você pode ser o quão cético quiser ser. Eu não ligo. Mas gratidão tem uma força poderosa, e a ciência está aqui para provar. De acordo com um estudo publicado na Journal of Personality and Social Psychology (2003), as pessoas que praticam a gratidão regularmente relatam maior bem-estar emocional e melhor saúde física, do que as pessoas que não o fazem.Três metas para o dia
Aqui, você define o que precisa acontecer no seu dia.Só tome muito cuidado: menos é mais. Considere o essencial.
O objetivo não é criar uma lista interminável e impraticável, mas sim focar no que trará real valor para aquele dia.
Afirmação positiva
Uma prática recomendada pelo autor Louise Hay em You Can Heal Your Life.“Afirme em voz alta ou escreva algo que deseja acreditar sobre si mesmo.
"Sou capaz de lidar com desafios", por exemplo, ou “tenho coragem suficiente para falar com meu chefe sobre xyz" Funciona como um "truque" mental para moldar sua perspectiva sobre si.
À noite: Reflexão e aprendizado
Três vitórias do dia
Não precisa ser nada grandioso.Coisas simples como "resolvi aquela situação no trabalho" ou "consegui me alimentar melhor", “Hoje fiz o melhor café coado da minha vida" contam. O reconhecimento desses pequenos triunfos te deixará muito mais confiante e aliviado sobre seu dia.
O que eu poderia ter feito melhor?
Olhe para o que poderia ter sido ajustado no dia sem se julgar.Esse ano li o livro Mindset: A nova psicologia do sucesso, onde a psicóloga Carol Dweck defende que o crescimento vem da habilidade de reconhecer falhas sem se deixar abater por elas.
Ou seja, o exercício é compreender a falha, mas não se julgue nesse processo.
Essa técnica não só facilita o autocontrole, mas ativa o "mindset de crescimento" com pequenas doses diárias.
(citações: Counting Blessings Versus Burdens, Journal of Personality and Social Psychology (2003) , Louise Hay, You Can Heal Your Life , Mindset: The New Psychology of Success )
“Como vou transformar essa prática em hábito?”
Começar é fácil, mas manter a prática de Journaling é um verdadeiro desafio.
A chave é torná-la uma parte tão essencial da sua rotina quanto tomar banho.
Experimente colocar o despertador alguns minutos mais cedo e mantenha o caderno ao lado da cama, tornando esse momento acessível e livre de procrastinações e desculpas, em poucos dias se tornará tão automático quanto passar fio dental, confia em mim!
Se você não estiver tomado pela prática de abraçar o celular logo quando acorda, vai ser mais fácil ainda!
Para quando estiver com água na nuca:
Se você tivesse documentado todos os dias da sua vida, e pudesse ler as anotações de um só dia, qual dia você leria hoje?
Você acha que relembrar um sentimento antigo que escreveu, faria você ter mais clareza de uma escolha recente?
Se você gosta de ler posts como este, considere me apoiar por aqui.
Muito obrigado! 😊❤️
Ah, e não deixe de entrar no Projeto 66,
até segunda-feira que vem.
Com carinho,
Carbone.
Adoro suas dicas. Essa começarei hoje mesmo
Amanhã já quero colocar no meu plano de ação!!!